quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Chogyam Trungpa - Fragmentos



ALUNO: Como a implacabilidade se aplica a destruição do ego? Ser implacável parece tão pouco compassivo, quase egoico por si só.
TRUNGPA RINPOCHE: Bem, é a intensidade do ego que gera medidas não-compassivas . Em outras palavras, quando a neurose e a confusão atingem um ponto extremo, a única forma de corrigir a confusão é destruindo-a. Você tem que despedaçar a coisa completamente e por inteiro. O processo de destruição surge da própria confusão e não da consideração de alguém sobre ser uma boa idéia destruir a confusão à força. Nenhum outro pensamento está envolvido. A intensidade da própria confusão gera sua destruição. Implacabilidade é apenas colocar a energia em ação. É apenas deixar aquele energia queimar a si própria ao invés de você matar algo. Você deixa as neuroses do seu ego cometerem suicídio ao invés de mata-las. Isto é implacável. O ego está matando a si mesmo implacavelmente, e você está criando um espaço para que isso aconteça.
Isto não é guerra. Você esta ali, e portanto acontece. De outra forma, se você não está ali, há a possibilidade de todo tipo de bodes expiatórios e saídas secretas de todos os tipos. Mas se você está ali, você nem precisa de fato ser implacável. Apenas estar ali; do ponto de vista do ego, é implacável.

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO